O Mestre Omraam Mikhaël Aivanhov (1900-1986) nasceu na Bulgária. Em 1937 partiu para França, onde transmitiu o essencial do seu ensinamento.
Aquilo que nos espanta, desde a primeira abordagem, na sua obra, é a multiplicidade de pontos de vista sob os quais é apresentada esta única questão: o homem e o seu aperfeiçoamento. Qualquer que seja o tema abordado, ele é invariavelmente tratado em função do homem, em tunção do uso que este pode fazer desse tema, para uma melhor compreensão de si mesmo e uma melhor conduta na sua vida.
«Não existe qualquer representação do ser humano que abranja absolutamente toda a sua complexidade, por isso não se deve ficar surpreendido pelo facto de as religiões e os diferentes sistemas filosóficos não terem tido todos a mesma concepção da sua estrutura. Todos têm razão, depende do ponto de vista em que a pessoa se coloca.
Quando se quer dar uma ideia da anatomia do ser humano para facilitar a compreensão é-se obrigado a elaborar esquemas diferentes para representar os diferentes sistemas: ósseo, muscular, circulatório, nervoso. Acontece o mesmo em relação ao organismo psíquico: exactamente como um anatomista, um Iniciado serve-se de diferentes esquemas ou divisões, consoante os aspectos do ser humano e os problemas que quer aprofundar».
I Capítulo: CONHECE-TE A TI MESMO
«Conhece-te a ti mesmo...» Muito poucas pessoas souberam interpretar verdadeiramente esta
fórmula que estava inscrita no frontão do templo de Delfos. Quem é esse “si mesmo” que devemos
conhecer? Tratar-se-á do nosso caráter, das nossas fraquezas, dos nossos defeitos e qualidades?...
Se conhecer-se fosse apenas isso, nunca os sábios teriam inscrito esse preceito no frontão de um templo.
Esse conhecimento é necessário, de facto, mas é insuficiente. Conhecer-se é bastante mais do que
isso. Conhecer-se é tornar-se consciente dos diferentes corpos de que somos feitos, dos mais densos aos mais subtis, dos princípios que animam esses corpos, das necessidades que eles nos fazem sentir e dos estados de consciência que lhes correspondem.
Ora, as pessoas não sabem nada acerca de tudo isso. Cada uma observa-se um pouco, tenta
conhecer nela própria algumas tendências, boas ou más, e diz: «Oh! Eu conheço-me!» Não, ela ainda não se conhece!
Na realidade, não há qualquer representação do ser humano que tenha em conta, de forma absoluta,
toda a sua complexidade. Por isso, não é de admirar que as religiões e os diferentes sistemas filosóficos não tenham todos concebido da mesma forma a sua estrutura. Os hindus, por exemplo, dividem-no em 7, e os teósofos também adotaram esta divisão. Os astrólogos dividem-no em 12, em correspondência com os 12 signos do zodíaco; e os alquimistas em 4, de acordo com os 4 elementos. Os cabalistas escolheram o 4 e o 10: os 4 mundos e as 10 séfiras. Na religião dos antigos Persas, o mazdeísmo e mais tarde o maniqueísmo, o homem é dividido em 2, de acordo com os 2 princípios: o bem e o mal, a luz e as trevas, Ormuzd e Ahriman. Quanto aos cristãos, esses dividem-no frequentemente em 3: corpo, alma e espírito. Acrescentarei ainda que certos esoteristas
escolheram a divisão em 9, porque repetem o 3 nos 3 mundos: físico, espiritual e divino.
Onde está a verdade? Em todos. Depende do ponto de vista pelo qual o homem é considerado.
Por isso, não rejeito nenhuma dessas divisões. Muitas vezes, por comodidade, divido o homem em 2, a natureza inferior ou personalidade e a natureza superior ou individualidade, porque esta divisão
facilita a compreensão de certos problemas.1 Para outras explicações, escolho a divisão em 3, em 6
ou em 7, se me parecem mais claras para vós. Estas divisões são apenas meios cómodos para apresentar este ou aquele aspeto da realidade. Nenhuma contradiz a outra, porque cada uma é verdadeira sob determinado ponto de vista.
Quando se quer dar uma ideia da anatomia do ser humano, para facilitar a compreensão não se
representa tudo ao mesmo tempo; é-se obrigado a elaborar esquemas diferentes para os diferentes sistemas: ósseo, muscular, circulatório, nervoso. Em geografia, também se fazem vários tipos de mapas: físico, político, económico, geológico, etc... Pois bem, é a mesma coisa em todos os domínios. Tal como o anatomista ou o geógrafo, os Iniciados servem-se de diferentes esquemas ou divisões, conforme os aspetos do ser humano e as questões que querem aprofundar.
Nota
1. Cf. Natureza humana, natureza divina, Col. Izvor n.º 213.
P222pt_
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ÍNDICE
I. «Conhece-te a ti mesmo»
II. O quadro sinóptico
III. Várias almas e vários corpos
IV. Coração, intelectos, alma, espírito
V. A aprendizagem da vontade
VI. Corpo, alma, espírito
VII. Conhecimento exterior, conhecimento intrior
VIII. Do intelecto à inteligência
IX. A verdadeira iluminação
X. O corpo astral
XI. A consciência
XII. O subconsciente
XIII. O Eu superior
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